Simetria e Assimetria


“Poucas vezes o assimétrico tem chance na imaginação humana. Nos produtos mais fantasiosos continua a predominância tirânica dos seres e objetos simétricos.”

Este trecho foi extraído do livro Simetria: rigor e imaginação e nos mostra uma verdade, ainda hoje muitas pessoas tem dificuldade de aceitar aquilo que não é perfeito, ou melhor, simétrico.

Na arquitetura, a simetria foi sempre muito utilizada em projetos e desenhos variados, porém somente com a arquitetura moderna que a simetria começou a ser deixada de lado. Bauhaus* foi a primeira escola a ensinar o uso do equilíbrio dinâmico (obtido obrigatoriamente com a ausência da simetria, ou seja, assimetria).

Porém, antes de qualquer outra explicação, seguem as definições de Simetria e Assimetria:

Simetria: Conformidade de tamanho,forma e posição entre as partes de um todo;harmonia resultante de certas combinações e proporções regulares.

Assimetria: Que não tem simetria; não divisível em metade por um eixo longitudinal. Grande diferença, disparidade, discrepância.

Agora vejamos abaixo como a simetria e assimetria se aplicam no Design de Interiores.

 

Decoração Simétrica

Considerada uma forma básica e convencional, a decoração simétrica é seguida com frequência na montagem de ambientes residenciais. Ela tem como principal marca a rigidez e mantém comprometimento com as proporções. Segundo os designers de interiores, a característica ajuda a não cometer erros na hora de decorar.
O uso da simetria em um ambiente reproduz os elementos da decoração básica, sem propor mudanças radicais no arranjo. O equilíbrio passa a ser o ponto mais forte do cômodo, trazendo a tona uma ideia de perfeição. A distribuição dos móveis e o emprego das cores através da simetria convertem o espaço em um lugar mais organizado.


simetria1

simetria2

simetria4

simetria5

simetria3

 

Decoração Assimétrica

A assimetria surge com o objetivo de romper com a monotonia da simetria e criar uma decoração mais personalizada. Nesta proposta, não existe um comprometimento com os lados iguais, na verdade o conceito busca a beleza no irregular, diferente e fora do padrão. Apesar da liberdade funcionar como uma lei no design assimétrico, os profissionais da área de decoração alertam para tomar cuidado com os erros.

Trabalhar com uma decoração assimétrica é uma oportunidade para cometer ousadias nas combinações, variando o número de objetos de um lado para o outro, inserindo novos pontos de cores ou investindo nos formatos irregulares. O estilo contemporâneo é, sem dúvida alguma, aquele que explora com mais frequência a ideia de assimetria.

Antes de colocar em prática o jogo da assimetria, é muito importante fazer um estudo das proporções para não cometer erros. Uma dica válida neste sentido é a dosagem dos elementos, considerando que o preceito propõe um ajuste mais leve, suave, arrojado. Enfim, não exagere no uso de peças com design moderno. O clima futurista não costuma ser a intenção dos projetos residenciais, mas sim a elegância que mora no minimalismo.

assimetria1

assimetria2

assimetria3

 

*Pra quem não sabe…. Staatliches-Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo do design na aquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.

 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Simetria

http://books.google.com.br/books?id=I0r6iEJnJMsC&pg=PA54&lpg=PA54&dq=simetria+e+assimetria+cerebral&source=bl&ots=PTzYZawKs9&sig=lhFUF2F9tDJCPoI1V6zUaIPOgns&hl=pt-BR&sa=X&ei=Q7F8U6CqKo7JsQSKroLYAQ&ved=0CHAQ6AEwCw#v=onepage&q=simetria%20e%20assimetria%20cerebral&f=false

http://www.mundodastribos.com/simetrico-e-o-assimetrico-na-decoracao-como-usar.html

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s