Como conservar seu tapete


Olá pessoas, tudo bem?

Aproveitando o “gancho” da semana passada onde escrevi sobre tapetes (post https://modadecasa.wordpress.com/2014/10/06/tapetes-para-todos-os-gostos/), hoje irei dar algumas dicas sobre como cuidar bem do seu tapete, para que ele não fique com aquela manchinha indesejável e se mantenha sempre limpo e conservado.

Confira abaixo algumas dicas:

cuidado com tapete

  1. Para manter o tapete sempre limpo, passe aspirador de pó pelo menos três vezes por semana. O equipamento remove a poeira fina que não sai apenas com a vassoura, reduzindo as crises alérgicas. Caso opte por utilizar a vassoura, prefira as que possuem cerdas mais macias para não danificar o tapete.
  2. Álcool ou vinagre branco são excelentes para retirar manchas de vinho ou frutas. Outra opção é usar suco de limão ou uma solução de amônia diluída em água fria (use 1 parte de amônia para 3 partes de água). Essa mesma solução também é ideal para reavivar as cores.
  3. Não submeta o tapete à luz ou calor intensos, principalmente os coloridos, isso evita o aparecimento de manchas.
  4. Quando precisar guardá-lo, nunca o dobre. Deve-se enrolar o tapete com um produto antitraça.
  5. Mude a posição do tapete pelo menos duas vezes por ano. Assim haverá um equilíbrio no desgaste.
  6. Para que o seu tapete dure mais e permaneça limpo por mais tempo, impermeabilize-o.
  7. Tenha cuidado redobrado com animais de estimação, pois a acidez da urina dos bichinhos provoca manchas quase sempre irreversíveis.
  8. Evite colocar vasos de plantas sobre tapetes. Por conter água, eles retêm umidade e, consequentemente, provocam mofo.
  9. Quando cair líquido no seu tapete, enxugue imediatamente o excesso com papel absorvente e, em seguida, passe um pano úmido com sabão neutro ou de coco. Se preferir, esfregue o local com uma esponja macia e úmida embebida em um pouco de xampu neutro.
  10. Para eliminar marcas de batom ou de gordura, basta limpar o local com solvente (use um pano limpo e seco embebido no produto). Mas atenção: antes, faça o teste em uma pontinha do tapete para se certificar que as cores não desbotarão.
  11. Mancha de café pode ser facilmente removida da seguinte maneira: enxugue o local afeto p quanto antes com um pano seco e, em seguida, esfregue outro pano imerso em água quente – acrescida, se necessário, de algumas gotas de detergente. Outra opção é esfregar uma pedra de gelo até a mancha sumir. Use os mesmos procedimentos se a mancha for de chocolate.
  12. Para renovar o tapete ou o carpete de modo barato, espalhe fartamente sobre ele bicarbonato de sódio. Deixe agir por 15 minutos e depois passe o aspirador de pó. Dessa maneira ele ficará livre dos odores.

Cuidados especiais

Couro: Tapetes de couro não devem ficar expostos ao sol e à claridade intensa.

Sisal: Os de fibras, como sisal, são excelentes para quem sofre com alergias, pois a poeira não penetra no material. Apesar de resistente, o material não resiste à umidade. Se algum líquido cair, remova o excesso, sem fazer pressão ou esfregar. Passe um pano úmido com água e detergente neutro e seque bem com o secador.

Carpete: Mensalmente, após a retirada da poeira com o aspirador de pó, passe um pano branco e limpo umedecido em benzina. Lembre-se de deixar o local bem arejado.

Tapetes de pele: Evite usar equipamentos de limpeza a vapor e não use o tapete em locais de muito movimento. Use o aspirador apenas no sentido do pelo.

Lembre-se: a melhor maneira de conservar e limpar o tapete é seguir as dicas do fabricante.

Curta minha página e fique por dentro das novidades! https://www.facebook.com/modadecasadesign

Fontes:

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/casa/cuide-bem-dos-seus-tapetes/

http://www.mundodastribos.com/tapetes-como-cuidar-dicas.html

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI71240-16774,00-TAPETE+LINDO+E+TAPETE+LIMPO.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s