Grandes Nomes: Irmãos Campana


Olá pessoas!

Não sei vocês se recordam, mas um tempinho atrás mencionei que esporadicamente iria escrever sobre algumas pecinhas importantes no mundo do Design e Arquitetura. O primeiro post dessa série foi sobre Charles & Ray Eames e hoje, no segundo post da série, como o próprio nome do post já diz, falarei sobre os brasileiros Irmãos Campana!

Biografia e Obra

campana

Humberto Campana (17 de março de 1953) e Fernando Campana (19 de maio de 1961) são, respectivamente, formados em Direito pela Universidade de São Paulo e em Arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo.

Desde 1983 foram construindo solidamente suas carreiras, atingindo reconhecimento nacional e internacional. O trabalho deles incorpora a ideia de transformação e reinvenção, tornando preciosos os materiais do dia-a-dia, pobres ou comuns, que  carregam não só a criatividade em seu design, mas também características bem brasileiras, como por exemplo: cores, misturas, caos criativo e o triunfo de soluções simples. É importante notar que eles reaproveitavam objetos em uma época que pouco se falava de sustentabilidade.

De fato, sua primeira exposição, “Desconfortáveis”, aconteceu em 1989 em São Paulo e apresentou sofás e cadeiras feitos de chapas de ferro, gerando em um primeiro olhar a impressão de serem realmente desconfortáveis. Estava dado o passo para que o trabalho dos Irmãos Campana fosse reconhecido como intrigante e era apenas a primeira mostra de que nas obras do Estúdio a relação observador-objeto seria realmente não convencional. Apesar de inovadora, a exposição não fez o esperado sucesso, que só foi obtido nove anos mais tarde com uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), que os alçou ao sucesso internacional.

desconfortaveis

Estavam presentes nesta exposição a Cadeira Vermelha (1993-1998) feita a partir de um rolo de corda comprado em uma feira, a cadeira Cone (1997) e a Mesa Inflável (1995), que se tornaram parte do acervo permanente do MoMa.

Poltrona Vermelha:

poltrona_vermelha

Cadeira Cone:

cadeira_cone

Mesa Inflável:

mesa_inflavel

Os Irmãos retiram elementos de seu contexto natural instigando o observador, estimulam a relação que as pessoas têm com os objetos, tiram-nas da sua zona de conforto e as convidam a experimentá-los.

Ao mesmo tempo que apresentam trabalhos de intensa experimentação e tecnologia, seu trabalho se afasta da produção em série que caracteriza trabalhos de ponta, ao uni-lo à produção artesanal. Cada peça adquire caráter único e por isso muitas vezes ganha status de obra de arte. Os Campana rompem a fronteira existente entre arte e design.

Convencionou-se dizer que o trabalho que realizam é uma reinvenção da matéria e é o que parece ser: os Irmãos dão novo valor a objetos cotidianos, corda vira cadeira, bambu vira luminária. Elementos quase antagônicos coexistem em sua obra, dando-lhe um caráter único e controverso, conjugando arte e tecnologia, utilitários e objetos de design, local e global, o chic e o kitsch. “Design não é glamour, design é chão de fábrica” sintetiza Humberto. Os Irmãos Campana são vanguarda e se perpetuam assim porque fazem design transformando o ordinário em extraordinário.

O Estúdio Campana tem sede em São Paulo e investiga novas possibilidades da fabricação de móveis e também desenvolve trabalhos em parcerias com comunidades, fábricas e indústrias, o que mantêm seu repertório sempre atualizado.

Algumas de suas obras para mobiliário:

Cadeira Taquaral (2000):

cadeira_taquaral

Cadeira Bambu + Couro (2011):

cadeira_bambu_couro

Poltrona Detonado (2013):

poltrona_detonado

Poltrona Café (2006):

poltrona_cafe

Banco Harumaki (2007):

banco_harumaki

Banco Novelo (2003):

banco_novelo

Poltrona Favela (2003):

poltrona_favela

Algumas de suas obras para Design de Interiores e Paisagismo:

New Hotel (2011) em Atenas, Grécia:

new_hotel

Loja Camper (2007) em Florença, Itália:

loja_camper

Teatro Municipal de São Paulo (2011):

teatro_sp

Musée D’Orsay (2011) em Paris, França:

musee

Jardim da JWT (2007) em São Paulo, Brasil:

jardim_jwt

Loja Firma Casa (2011) em São Paulo, Brasil:

firmacasa
E um pouco de moda também:

Lacoste

2009:

lacoste2009

2012:

lacoste2012 lacoste2012_2 lacoste2012_3

Melissa

Coleção Zig Zag:

zigzag1 zigzag2 zigzag3

Coleção Corallo:

corallo1 corallo2

Coleção Costela de Adão:

costela de adao

Coleção Fitas:

fitas1

Bem pessoal, por hoje é só! Espero que tenham gostado 🙂

E não esquece de curtir minha página e ficar por dentro das novidades! https://www.facebook.com/modadecasadesign

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3os_Campana

http://campanas.com.br/pt

http://obviousmag.org/archives/2012/06/os_irmaos_campana_e_a_reinvencao_do_design.html

Anúncios

2 comentários sobre “Grandes Nomes: Irmãos Campana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s