Revestimentos Retrô

Alguns poucos anos atrás um piso de ladrilho hidráulico só fazia parte da composição de imóveis antigos, como a casa de nossos avós.
No entanto, de uns tempos pra cá, estes revestimentos voltaram com tudo! Ladrilhos hidráulicos, azulejos, cobogós, tacos de madeira e cimento queimado são hoje extremamente desejados para integrar qualquer ambiente. E com a tecnologia atual é possível personalizar o seu projeto com o desenho, cor e formato desejado.
Se engana quem pensa que é só escolher os modelos: deve-se atentar às padronagens, cores e texturas escolhidas para que combinem com o ambiente proporcionando harmonia e conforto para não tornar o ambiente enjoativo.

 

Ladrilho hidráulico
O nome hidráulico vem do processo de fabricação do ladrilho, que é curado em prensa hidráulica e não necessita de cozimento. É um tipo de revestimento artesanal feito a base de cimento que pode ser usado em pisos e paredes. Atualmente existem diversas versões no mercado, desde as lisas até as coloridas e texturizadas feitas sob encomenda.
Muito utilizado nas cozinhas, banheiros, áreas externas e até em salas, são capazes de dar um charme colorido em qualquer ambiente!
retro1
retro2
retro3
retro4

Azulejos antigos
Diferente dos ladrilhos hidráulicos, estes passam por um processo de cozimento com esmalte que proporciona o aspecto brilhante e impermeável. Apesar de ser produzido em diferentes países, foi em Portugal que os azulejos tiveram seu reconhecimento devido à expressão cultural da época.
Atualmente, a procura por azulejos tem se dado menos por seu valor decorativo e mais por suas características impermeabilizantes, sendo muito utilizado em cozinhas, banheiros e demais áreas hidráulicas.
retro5
retro6

Cobogós
Cobogós são elementos vazados que permitem a passagem de luz e ventilação. Feitos de cimento, cerâmica, madeira, vidro, gesso e outros materiais, substituem fachadas e até paredes. Podem compor qualquer ambiente interno ou externo.
retro7
retro8
retro9
retro10

Tacos de madeira
Feitos de madeira maciça, possuem alta durabilidade e resistência. Mesmo lembrando a casa da vovó, nunca saem de moda e possuem manutenção simples, podendo compor salas, escritórios e quartos.
retro12
retro11
retro13
retro14

Cimento queimado
O cimento queimado é produzido a partir da mistura comum de cimento – cimento, areia e água. Porém, depois de aplicada, é polvilhado o pó de cimento sobre a massa enquanto ainda úmida.
Peça coringa para qualquer ambiente, ele é neutro e capaz de combinar com qualquer outro revestimento desejado. Pode ser utilizado em quartos, banheiros, cozinhas, salas e até paredes e tetos. Atenção: não utilize em áreas molhadas pois torna-se escorregadio.
retro15
retro16
retro19
retro17

Fontes:
http://casavogue.globo.com/Interiores/apartamentos/noticia/2014/12/inovacao-em-lar-de-espacos-conectados.html
http://www.copyepaste.com/2013/05/ladrilho-hidraulico-faz-bonito-sempre.html
http://www.tudojuntoemisturadopaty.blogspot.com.br/search/label/Quintal%20de%20Id%C3%A9ias
http://casa.abril.com.br/materia/pisos-coloridos-de-ladrilhos-hidraulicos-ceramicas-e-pastilhas?utm_source=redesabril_casas&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_casacombr

Ladrilho hidráulico, azulejo português e patchwork de azulejos


http://www.archdaily.com/448533/blairgowrie-back-beach-wolveridge-architects/52843532e8e44e8e720000fd_blairgowrie-back-beach-wolveridge-architects_wolveridge_blgw_012-jpg/
http://www.odvo.com.br/projetos/corporativo/manish-culinaria-arabe/

De alma leve | Capítulo 2


http://www.papodedesign.com/2011/09/cobogos.html
http://casa.abril.com.br/materia/quarto-romantico-manteve-tacos-de-madeira-e-ganhou-parede-florida?utm_source=redesabril_casas&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_minhacasa
http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Galeria-de-fotos/fotos/2013/09/ideias-para-alugados.html
http://minhacasaminhacara.com.br/tacos-de-madeira/

Cimento Queimado

Deixe um comentário